A Euronext Securities Porto dedica uma atenção rigorosa e permanente, à manutenção de um perfil de risco prudente, equilibrado e adequado à experiência e à capacidade da organização, preservando os objetivos básicos de solvabilidade, rentabilidade e adequada liquidez.

A Euronext Securities Porto incorpora a filosofia de gestão de risco na cultura da Empresa, de modo a tornar a gestão de risco um processo regular e quotidiano das suas Equipas.

O Conselho de Administração da Euronext Securities Porto considera o seu modelo de Gestão de Risco um processo-chave orientador, permitindo que a gestão lide eficazmente com riscos e oportunidades, respeitando as leis e regulamentos em vigor.

Risk Management

A Euronext Securities Porto promove uma adequada monitorização e a avaliação dos riscos identificados.

Enquanto sociedade gestora de Sistemas Centralizados e de Sistemas de Liquidação de valores mobiliários, a Euronext Securities Porto dispõe de um sistema de controlo interno que tem por objetivo a monitorização dos riscos inerentes à sua atividade, a minimização de imprevistos, a adaptação às mudanças no ambiente económico e competitivo e às mudanças de mercado, bem como, um controlo mais eficaz dos planos de desenvolvimento e crescimento da empresa.

Para mitigar os riscos inerentes aos sistemas por si geridos e, consequentemente, ao seu negócio, a Euronext Securities Porto possui regras, contidas em regulamentos, circulares e avisos, os quais descrevem os procedimentos que regem os sistemas de liquidação e os sistemas centralizados de valores mobiliários.

A Euronext Securities Porto tem implementado um Plano de Continuidade de Negócio que visa garantir o funcionamento permanente dos seus serviços e sistemas com o mais alto nível de segurança, confiança e disponibilidade.

O Plano de Continuidade de Negócio é testado anualmente, tanto internamente como com os diferentes intervenientes do mercado.

O Plano de Continuidade de Negócio (PCN) da Euronext Securities Porto foi elaborado em conformidade com as recomendações e as boas práticas internacionais de Business Continuity tendo em vista um conjunto integrado de politicas e procedimentos que visa assegurar o funcionamento contínuo da sua atividade, ou a sua recuperação atempada, no caso de ocorrência de eventos suscetíveis de provocar a indisponibilidade de infraestruturas físicas, sistemas informáticos ou de recursos humanos.

A continuidade dos negócios é vital para proteger e sustentar a reputação, a eficiência, a resiliência e a competitividade da Euronext Securities Porto.

A Euronext Securities Porto tem implementados mecanismos de verificação da adequação e do bom funcionamento dos procedimentos e dos recursos descritos no seu Plano de Continuidade de Negócio.

O PCN elaborado pela Euronext Securities Porto garante, desse modo, não só a mitigação do risco associado à indisponibilização dos serviços por si prestados, reforçando a segurança e solidez das estruturas de mercado, mas também a consolidação da confiança dos Investidores e Participantes, beneficiando, em última instância, o sistema financeiro português no seu conjunto.

Teste de Continuidade de Negócio (7 outubro de 2023)

No dia 7 de outubro de 2023 a Euronext Securities Porto realizou um teste global externo ao seu Plano de Continuidade de Negócios, permitindo aos Intermediários Financeiros testar a sua capacidade de recuperação, após uma situação de incidente, a partir das suas instalações. Este teste faz parte do plano de verificação da adequação e do bom funcionamento dos procedimentos e dos recursos descritos no Plano de Continuidade de Negócio da Euronext Securities Porto.

Este teste faz parte do plano de verificação da adequação e do bom funcionamento dos procedimentos e dos recursos descritos no Plano de Continuidade de Negócio da Euronext Securities Porto.

A Euronext Securities Porto aproveitou a disponibilização do sistema T2S, pelo ECB, num dia não útil, sábado, para a realização de um teste de continuidade de negócio com os seus participantes. Esta disponibilização consistiu em prolongar na noite de sexta-feira para sábado, o período de liquidação em tempo real, após o processamento de liquidação Night Time Settlement (NTS) até ao início da tarde do sábado.

O teste permitiu aos participantes verificarem a integridade da informação do centro alternativo, bem assim como as condições de funcionamento dos serviços, na sequência de um incidente, demostrando, deste modo, a adequação da estratégia de continuidade de negócios da Euronext Securities Porto.

Neste processo, de participação voluntária e aberta a todos os Intermediários Financeiros filiados na Euronext Securities Porto, participaram dez instituições, nomeadamente o Banco Comercial Português, S.A, Banco Finantia, S.A., BNP Paribas, S.A., Citibank International, PLC, Caixa Geral de Depósitos, S.A., Novo Banco, S.A., Best – Banco Electrónico de Serviço Total, S.A., Novo Banco dos Açores, S.A., ABanca Corporation Bancaria, S.A. – Sucursal em Portugal and Banco de Portugal (DMR).

O teste iniciou-se ao princípio da manhã de sábado, com a simulação de um incidente que tornou/tornaria o seu centro principal inoperacional, obrigando a ativação do centro alternativo, efetuada pelas Equipas de Recuperação de modo remoto, após invocação do Plano de Continuidade de Negócios, decidida no decurso da reunião da sua Equipa de Gestão de Crise. Com o redireccionamento das comunicações foram assegurados aos participantes o acesso e a verificação da existência da informação resultante do processamento anterior, bem como da acessibilidade aos serviços recuperados.

Após a disponibilização do acesso aos sistemas, os diferentes participantes efetuaram, a partir das suas instalações, consultas e digitação de dados online, bem como transferências de ficheiros, utilizando para o efeito a aplicação STD.

No decurso da realização do teste não foram identificados problemas críticos que pudessem colocar em causa o funcionamento dos sistemas da Euronext Securities Porto numa situação de desastre, o que demonstra a adequação do Plano de Continuidade de Negócios desta entidade gestora, bem como do respetivo Centro Alternativo.
Todas as atividades foram efetuadas de acordo com o plano de teste previamente definido, o qual foi integralmente cumprido, tendo o mesmo sido concluído com sucesso, conforme reconhecido por todos os participantes, internos e externos.

Este resultado vem reforçar, uma vez mais, o empenho da Euronext Securities Porto na satisfação das recomendações e das boas práticas internacionais de Business Continuity, contribuindo assim, para a mitigação do risco associado à eventual ocorrência de desastres garantindo, desse modo, a continuidade de negócio e o reforço da segurança e solidez das estruturas de mercado, e consolidando a confiança dos investidores e participantes, beneficiando, em última instância, o sistema financeiro português no seu conjunto.

Teste de Continuidade de Negócio (22 outubro de 2022)

No dia 22 de outubro de 2022 a Euronext Securities Porto realizou um teste global externo ao seu Plano de Continuidade de Negócios, permitindo aos Intermediários Financeiros testar a sua capacidade de recuperação, após uma situação de incidente, a partir das suas instalações. Este teste faz parte do plano de verificação da adequação e do bom funcionamento dos procedimentos e dos recursos descritos no Plano de Continuidade de Negócio da Euronext Securities Porto.

Este teste faz parte do plano de verificação da adequação e do bom funcionamento dos procedimentos e dos recursos descritos no Plano de Continuidade de Negócio da Euronext Securities Porto.

A Euronext Securities Porto aproveitou a disponibilização do sistema T2S, pelo ECB, num dia não útil, sábado, para a realização de um teste de continuidade de negócio com os seus participantes. Esta disponibilização consistiu em prolongar na noite de sexta-feira para sábado, o período de liquidação em tempo real, após o processamento de liquidação Night Time Settlement até ao início da tarde do sábado.

O teste permitiu aos participantes verificarem a integridade da informação do centro alternativo, bem assim como as condições de funcionamento dos serviços, na sequência de um incidente, demostrando, deste modo, a adequação da estratégia de continuidade de negócios da Euronext Securities Porto.

Neste processo, de participação voluntária e aberta a todos os Intermediários Financeiros filiados na Euronext Securities Porto, participaram oito instituições, nomeadamente o Banco Comercial Português, S.A., o Banco Santander Totta, S.A., o BNP Paribas Securities Services, S.A., o Citibank Europe, PLC, a Caixa Geral de Depósitos, S.A., o Caixa Banco de Investimento, S.A., o banco Finantia, S.A. e o Banco de Portugal (DMR).

O teste iniciou-se ao princípio da manhã de sábado, com a simulação de um incidente que tornou/tornaria o seu centro principal inoperacional, obrigando a ativação do centro alternativo, efetuada pelas Equipas de Recuperação de modo remoto, após invocação do Plano de Continuidade de Negócios, decidida no decurso da reunião da sua Equipa de Gestão de Crise. Com o redireccionamento das comunicações foram assegurados aos participantes o acesso e a verificação da existência da informação resultante do processamento anterior, bem como da acessibilidade aos serviços recuperados.

Após a disponibilização do acesso aos sistemas, os diferentes participantes efetuaram, a partir das suas instalações, consultas e digitação de dados online, bem como transferências de ficheiros, utilizando para o efeito a aplicação STD.

No decurso da realização do teste não foram identificados problemas críticos que pudessem colocar em causa o funcionamento dos sistemas da Euronext Securities Porto numa situação de desastre, o que demonstra a adequação do Plano de Continuidade de Negócios desta entidade gestora, bem como do respetivo Centro Alternativo.
Todas as atividades foram efetuadas de acordo com o plano de teste previamente definido, o qual foi integralmente cumprido, tendo o mesmo sido concluído com sucesso, conforme reconhecido por todos os participantes, internos e externos.

Este resultado vem reforçar, uma vez mais, o empenho da Euronext Securities Porto na satisfação das recomendações e das boas práticas internacionais de Business Continuity, contribuindo assim, para a mitigação do risco associado à eventual ocorrência de desastres garantindo, desse modo, a continuidade de negócio e o reforço da segurança e solidez das estruturas de mercado, e consolidando a confiança dos investidores e participantes, beneficiando, em última instância, o sistema financeiro português no seu conjunto.

Teste de Continuidade de Negócio ( 30 outubro de 2021)

No âmbito da gestão de risco operacional, a INTERBOLSA tem em vigor um processo permanente de testes ao seu Plano de Continuidade de Negócio, de acordo com as melhores práticas internacionais, de forma a garantir que a estratégia e os procedimentos de recuperação definidos são os apropriados a uma resposta adequada face uma situação de crise que possa afetar a prestação dos serviços da INTERBOLSA ao Mercado.

No dia 30 de outubro de 2021 a Euronext Securities Porto realizou um teste global externo ao seu Plano de Continuidade de Negócios, permitindo aos Intermediários Financeiros testar a sua capacidade de recuperação, após uma situação de incidente, a partir das suas instalações. Este teste faz parte do plano de verificação da adequação e do bom funcionamento dos procedimentos e dos recursos descritos no Plano de Continuidade de Negócio da Euronext Securities Porto.

A Euronext Securities Porto aproveitou a disponibilização do sistema T2S, pelo ECB, num dia não útil, sábado, para a realização de um teste de continuidade de negócio com os seus participantes. Esta disponibilização consistiu em prolongar na noite de sexta-feira para sábado, o período de liquidação em tempo real, após o processamento de liquidação Night Time Settlement até ao início da tarde do sábado.

O teste permitiu aos participantes verificarem a integridade da informação do centro alternativo, bem assim como as condições de funcionamento dos serviços, na sequência de um incidente, demostrando, deste modo, a adequação da estratégia de continuidade de negócios da Euronext Securities Porto.

Neste processo, de participação voluntária e aberta a todos os Intermediários Financeiros filiados na Interbolsa, participaram dez instituições, nomeadamente o Banco Comercial Português, S.A., o Novo Banco, S.A., o Novo Banco Açores, S.A., o BEST – Banco Electrónico de Serviço Total, S.A, o Banco Santander Totta, S.A., o BNP Paribas Securities Services, S.A., o Citibank International, PLC – Sucursal em Portugal, S.A., a Caixa Geral de Depósitos, S.A., a ABANCA Corporacion Bancária, S.A. – Sucursal em Portugal e o Banco de Portugal (DMR).

O teste iniciou-se ao princípio da manhã de sábado, com a simulação de um incidente que tornou/tornaria o seu centro principal inoperacional, obrigando a ativação do centro alternativo, efetuada pelas Equipas de Recuperação de modo remoto, após invocação do Plano de Continuidade de Negócios, decidida no decurso da reunião da sua Equipa de Gestão de Crise. Com o redireccionamento das comunicações foram assegurados aos participantes o acesso e a verificação da existência da informação resultante do processamento anterior, bem como da acessibilidade aos serviços recuperados.
Após a disponibilização do acesso aos sistemas, os diferentes participantes efetuaram, a partir das suas instalações, consultas e digitação de dados online, bem como transferências de ficheiros, utilizando para o efeito a aplicação STD.

No decurso da realização do teste não foram identificados problemas críticos que pudessem colocar em causa o funcionamento dos sistemas da Euronext Securities Porto numa situação de desastre, o que demonstra a adequação do Plano de Continuidade de Negócios desta entidade gestora, bem como do respetivo Centro Alternativo.
Todas as atividades foram efetuadas de acordo com o plano de teste previamente definido, o qual foi integralmente cumprido, tendo o mesmo sido concluído com sucesso, conforme reconhecido por todos os participantes, internos e externos.

Este resultado vem reforçar, uma vez mais, o empenho da Euronext Securities Porto na satisfação das recomendações e das boas práticas internacionais de Business Continuity, contribuindo assim, para a mitigação do risco associado à eventual ocorrência de desastres garantindo, desse modo, a continuidade de negócio e o reforço da segurança e solidez das estruturas de mercado, e consolidando a confiança dos investidores e participantes, beneficiando, em última instância, o sistema financeiro português no seu conjunto.