Corporate Actions on Stocks

A Euronext Securities Porto disponibiliza às Entidades Emitentes o serviço de processamento de eventos corporativos (exercício de direitos), designados “Corporate actions on Stocks“, que podem subdividir-se nas seguintes categorias:

Corporate Actions on Stocks (PT)

A Euronext Securities Porto processa os seguintes eventos corporativos:

Distribuições

  • Distribuições em dinheiro (por ex., dividendos, juros e pagamento de rendimentos);
  • Distribuições de valores mobiliários (por ex., aumentos de capital por incorporação de reservas sem destaque de direitos, cisões sem redução de capital e sem destaque de direitos e ainda destaque de direitos).

Reorganizações

  • Reorganizações mandatórias com distribuição de dinheiro (por ex., amortizações e exercício de warrants – maturidade e knock-out);
  • Reorganizações mandatórias com distribuição de valores mobiliários (por ex., fusões, cisões com redução de capital, reduções de capital; exercício de valores convertíveis na maturidade, conversão de valores provisórios em definitivos e junção de códigos; conversão de valores titulados em escriturais e vice-versa; conversão de ações ordinárias em preferenciais e vice-versa; aumentos de capital e reduções por alteração de valor nominal);
  • Reorganizações mandatórias com opção (por ex., aumentos de capital por subscrição);
  • Reorganizações voluntárias (por ex., exercício de valores convertíveis por opção do titular).

Corporate Actions on Flows

A Euronext Securities Porto também deteta e gera as instruções relativas à gestão das transações (Corporate Actions on Flows), que incluem os procedimentos necessários para garantir que o Participantes com direito ao resultado dos eventos processados os recebe.
Os eventos corporativos relativos a instruções pendentes incluem ajustamentos (market claims), transformações e proteção ao comprador.

Corporate Actions on Flow (PT)

“Buyer protection is a method to the effect that a buyer who has acquired the right to elect on a Corporate Action (CA) but does not hold the securities yet (i.e. party to a pending transaction), receives the outturn of his choice, by instructing the seller specifying the option(s) chosen. (T2S CASG).”

A Proteção do Comprador (Buyer Protection) em Portugal é efetuada bilateralmente, ou seja, deverá existir um acordo bilateral entre ambas as partes do negócio (Proteção do Comprador Manual).

No procedimento manual de Proteção do Comprador, o comprador de uma transação pendente envia ao vendedor uma Instrução de Proteção do Comprador especificando qual a opção do evento a exercer.

Os procedimentos baseiam-se nos T2S Corporate Actions Standards – Buyer Protection, que incluem o seguinte:

  • O processo de Proteção do Comprador deve ser iniciado pelo comprador através do envio duma instrução ao vendedor;
  • No caso de o comprador não encetar a Proteção do Comprador, aplicam-se as regras padrão para o exercício do evento;
  • Todas as transações pendentes na data limite para Proteção do Comprador relativas ao valor mobiliário alvo do evento estão sujeitas à Proteção do Comprador;
  • O vendedor deve acusar a receção da Instrução de Proteção do Comprador;
  • Se a transação pendente liquidar antes da data limite para Proteção do Comprador, a instrução manual de Proteção do Comprador é nula;
  • Se a transação pendente não liquidar antes da data limite para Proteção do Comprador, a transação deverá ser cancelada bilateralmente e instruída novamente na data limite do Mercado de acordo com a instrução de Proteção do Comprador.