A INTERBOLSA está incumbida da organização e gestão de Sistemas de Liquidação de valores mobiliários com vista a assegurar, a realização de transferências de dinheiro associadas às transferências de valores mobiliários ou a direitos inerentes e a garantias relativas a operações sobre valores mobiliários.

Desde março de 2016, a INTERBOLSA, enquanto Central de Valores Mobiliários (CSD), participa na plataforma TARGET2-Securities (T2S), para a prestação de serviços de liquidação de valores mobiliários aos seus Intermediários Financeiros e outras Entidades em moeda de banco central.

Os pagamentos em moeda diferente do euro não aceites pela plataforma T2S continuam a ser processados através do envio de instruções de pagamento para o SPME, operado pela Caixa Geral de Depósitos.

São Participantes nos Sistemas de Liquidação os Intermediários Financeiros filiados na INTERBOLSA e demais entidades que, nos termos da lei e da regulamentação em vigor, podem assumir a qualidade de filiado, os quais asseguram a liquidação física e financeira das operações realizadas em mercado regulamentado e em sistema de negociação multilateral, bem como, das operações realizadas fora de mercado.

A liquidação de operações realizadas em mercado regulamentado ou em sistema de negociação multilateral (MTF).

A liquidação de movimentos entre contas do mesmo Intermediário Financeiro ou contas de diferentes Intermediários Financeiros.

A liquidação de Operações Especiais.

A liquidação de operações OTC (Over-The-Counter) e outras.


A liquidação relativa ao exercício de direitos inerentes a valores mobiliários registados ou depositados na Central de Valores Mobiliários.

A liquidação de Operações transfronteiriças – Cross-CSD.

A liquidação de operações resultantes de empréstimos de títulos realizados através do SGE – Serviço de Gestão de Empréstimos.

O processamento das liquidações financeiras nas contas de dinheiro dos Participantes, abertas na plataforma T2S, para pagamentos em euros e nas contas abertas no Sistema de Pagamentos em Moeda Estrangeira (SPME), para pagamentos em moeda diferente de euro.